
Mini-Jardins
__________________________________________

O trabalho com terrários surgiu da paixão que tenho por estes pequenos ambientes, o que a principio, parecia apenas uma possibilidade de arranjos de decoração, ganhou um novo direcionamento assim que comecei a compor as miniaturas. O conhecimento adquirido como paisagista aliado à minha produção artística resultou nas composições dos ecossistemas em miniatura como um meio de criação.
O objetivo não esta fundamentado na estética do objeto, mas em criar um vínculo pessoal com o ambiente. Há também o modo como o espaço vai sendo organizado. A princípio, o artista cria condições que sejam adequadas ao cultivo das plantas, mas é o tempo que organiza o espaço, e o próprio ambiente que comanda o processo. O que cabe ao artista é elaborar minuciosamente esse pequeno mundo e dividir com o espectador o seu trabalho.

No ambiente fechado dos terrários, o ciclo de renovação é constante e o processo de crescimento das plantas é autossuficiente, regulado por condições físicas e biológicas entre si e o próprio ambiente. Através dele é possível ver a natureza em movimento. Cada peça é composta por características únicas. Iniciá-lo é a possibilidade de criar um mundo no microcosmo.
Embora os terrários fechados tenham como objeto principal as plantas, é a partir da escolha do recipiente que o habitat será criado. Usar o vidro transparente é fundamental, pois além de possibilitar expor as minipaisagens sob todos os ângulos possíveis, ele ainda permite a entrada da luz (principal exigência para sobrevivência do pequeno habitat).
As garrafas vieram de encontro ao que eu buscava para o meu trabalho, elas criam distorções interessantes, que convocam o olhar além do objeto. As peças feitas artesanalmente foram adquiridas numa vinícola, outras eu garimpei entre os objetos de casa.
Tania Silva 2013
Terrários 2014.
Este mês (março 2014) completa um ano que iniciei a produção dos terrários, desde então eles não foram mais abertos ou sofreram qualquer interferência de minha parte.
Nesse período*, o numero de terrários também aumentou, pois uma pequena samambaia ou musgo encontrados crescendo num muro ou à beira da calçada, foram transportados para o vidro e vedados.
*Março de 2013: 05 terrários
*Julho de 2014: 13 terrários
















taniasilva.artistavisual.com