
Lugares por onde andei...

Em 2011, passei uma temporada na Alemanha por conta de uma exposição coletiva da qual participei, era início do ano quando o inverno é muito rigoroso por aquelas bandas do planeta. Fiquei fascinada por esse país, seus costumes, arquitetura e paisagens, fiz amigos alemães e conheci muitos brasileiros que moram por lá há alguns anos. Voltei no ano de 2012 para uma nova exposição, (novamente no inverno).
Agora, decidida a compartilhar a experiência que vivi em temperaturas que chegaram a ficar 20ºC abaixo de zero, selecionei entre os meus registros pessoais, fotografias que considero as que melhor interpretam o meu olhar sobre os lugares onde andei.
Alemanha-
Numa estação que prima pelo cinza dos dias de inverno rigoroso em Deutschland, observar a natureza, é devanear pelos campos onde andei contemplar plantas que não plantei ver em cada árvore ou plantinha uma beleza que é impar. Descobrir entre uma paisagem e outra a multiplicidade da natureza revigorada e sempre inédita mesmo com uma temperatura de 20 graus abaixo de zero.
Caminhar pelas ruas e bosques cobertos de neve, onde todos os sentidos se alteram, nos permitem pensar no que nunca pensamos, ver o que nunca vimos.
Sempre procurando o lugar certo pra pisar, apreciamos a beleza na sua mais pura essência. Beleza que pode ser contemplada por toda gente, independente da posição financeira, cor ou etnia, não importa a fé que professa, é impossível não sentir o poder que emana da natureza.
Esta pequena viagem fotográfica, leva-vos desde à paisagem do campo de extermínio BUCHENWALD, criado pelos nazistas em Weimar, até às belas cidadezinhas com arquiteturas medievais, ainda preservadas.
(Aos poucos adicionarei fotos de outras cidades que visitei e um pouco da história desses lugares).

BUCHENWALD
Alemanha
BUCHENWALD, um dos maiores campos de concentração criado pelos nazistas.
Construído em 1937 em uma área arborizada da floresta de Ettersberg, a cerca de oito quilômetros da cidade de Weimar, foi transformado em memorial na época da antiga Alemanha oriental. Antes do domínio nazista, Weimar era famosa por ter sido o berço da democracia constitucional alemã e também por ser a residência do mundialmente conhecido escritor e poeta alemão Johann Wolfgang Von Goethe, uma das maiores expressões da tradição liberal alemã do século dezoito e dezenove, mas durante e após o regime nazista "Weimar" passou a ser associada ao campo de concentração de Buchenwald.

Fulda
Alemanha
Localizada cerca de 100 km ao norte de Frankfurt, no estado de Hessen, Fulda foi o centro de propagação do catolicismo na Alemanha. Durante a Segunda Guerra Mundial, Fulda sofreu vários ataques aéreos, em dezembro de 1944 ocorreu o mais grave, quando um terço da cidade foi destruída e houve mais de 1500 mortes.
A cidade com cerca de 64 mil habitantes, exibe uma belíssima arquitetura barroca, mas também trás na sua historia, tristes lembranças dos tempos da Inquisição.

Kleinsassen
Alemanha
A pequena vila de Kleinsassen fica aos pés do pico mais alto da Alemanha, o milseburg. Em ruas vazias e silenciosas podemos observar construções antigas bem preservadas

Milseburg
Alemanha
Milseburg esta localizado cerca de 25 km a leste de Fulda, é o pico mais alto da Alemanha formado por erupções vulcânicas.
Rodeado por campos, prados e bosques no meio da Reserva da Biosfera Rhön. Este local tranquilo e silencioso é muito procurado por turistas, pelas impressionantes vistas.

Tann (Rhön)
Alemanha
A cidade que resistiu à Reforma Protestante.
Tann (Rhön) é uma pequena aldeia de cerca de 5.000 habitantes no Hessian do Rhön, distrito de Fulda, ao lado de Turíngia. Tann é reconhecida como cidade desde 1197, no entanto o local recebeu seus primeiros habitantes (famílias de agricultores) ainda no século VII. Hoje a população da pequena aldeia vive da agricultura e do turismo. Aqui são realizados durante todo o ano os festivais de vinhos, feiras de artesanato e vários eventos culturais.

Suzano (São Paulo)
Brasil
Suzano, conhecida como cidade das flores é um dos municípios brasileiros que mais receberam a influência da cultura japonesa, os primeiros imigrantes japoneses que para cá vieram se dedicaram à agricultura. Suzano faz parte do chamado Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo. Nos arredores da cidade podemos apreciar belas plantações de hortaliças e flores conduzidas por Nikkeis ( japoneses e descendentes de japoneses nascidos fora do Japão).
taniasilva.artistavisual.com